Páginas

sábado, 7 de dezembro de 2013

ITACURUBI NEWS PRESENTE NO FUNERAL DE JANGO

Ontem, este Blog esteve na cidade de São Borja cobrindo a cerimônia do reenterro do ex-Presidente João Belchior Marques Goulart (Jango), após a exumação para averiguação das circunstâncias da sua morte, ocorrida a exatos 37 anos.

Reparando uma injustiça histórica, Jango recebeu as honras de chefe de estado, que lhe foram negadas em 1976.

Após a recepção do caixão no Aeroporto João Manoel, os restos mortais do ex-Presidente seguiram em carro aberto pelas ruas de São Borja, escoltado por batedores e cavalarianos da Brigada Militar, sob os olhos de uma multidão que se aglomerava nas calçadas, muitos exibindo as bandeiras do Brasil e do PDT. 

Após a chegada na Igreja Matriz, com a urna já dentro do templo lotado, o povo cantou o Hino Nacional, num momento de grande emoção.

Após, foi realizada uma cerimônia religiosa, comandada, a pedido da família, pelo pároco itacurubiense, Irineu Neto Guedes Machado. Estiveram presentes várias autoridades de destaque no cenário nacional, como a Secretária dos Direitos Humanos, ministra Maria do Rosário e o Senador Pedro Simon.

Encerrada a cerimônia na Matriz, Jango foi levado ao Cemitério Jardim da Paz, onde foi sepultado definitivamente.

Estranhamente, nosso Município, local onde Jango nasceu, não mandou nenhum representante oficial à cerimônia.






























































































































































































 




























































































Foto: Fábio Giacomelli

Foto: Fábio Giacomelli


3 comentários:

  1. Parabéns pela cobertura, mostra que nossa imprensa Itacurubiense esta lançando a cenários regionais, uma falta de respeito com o Presidente Jango a administração municipal não fazer parte do cortejo fúnebre.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que Itacurubi se fez representado de alguns ilustres itacurubienses como:Padre Irineu Machado , na Segurança Sd: Tiago Caetano e não esquecendo que na comissão estava Dilossane Vargas da Silva Professora de História, Mestre pela Universidade de Passo Fundo e Doutoranda da PUC com estudos sobre a vida de Jango.E que hoje esta em visita a nossa cidade. E com certeza muitos outros no anônimato.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS PATRICK POR MAIS ESSA REPORTAGEM. E LAMENTÁVELMENTE, MAIS UMA VEZ NOSSA ADMINISTRAÇÃO DEIXOU A DESEJAR. MAIS UM EVENTO QUE NÃO SE FAZ PRESENTE E NÃO MANDA REPRESENTANTE. PORQUE SERÁ QUE ESSA ADMINISTRAÇÃO TEM MEDO DE BOTAR A CARA EM EVENTOS PÚBLICOS? JÁ ESTÃO COM VERGONHA DAS PALHAÇADAS QUE ESTÃO FAZENDO? JÁ ESTÃO IGUAL AVESTRUS, ESCONDE A CARA E DEIXA A......DE FORA. TEM QUE SE ENCONDER MESMO....

    ResponderExcluir

Regras dos comentários:

1) Os comentários não refletem a opinião do Blog e são de inteira responsabilidade de seus autores.
2) O Blog reserva-se o direito de moderar comentários com conteúdo ofensivo ou que lesem direitos.
3) O anonimato é vedado pela Constituição Federal. Os comentários podem ser rastreados e o seu autor descoberto. Utilize este espaço com responsabilidade.
4) Comentários com mais de dez linhas não serão aprovados.