Páginas

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

QUEM MANDA NA CÂMARA É A OPOSIÇÃO

Composição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para 2013:  oposição unida predominou sobre o PT.
Presidente: Bastião (PDT), Vice-Presidente: Luiz Carlos (PP), 1.a Secretária: Cledi, 2.o Secretário: Manduca. 
Gordo Portela (PDT) e Jorge Rigon (PP): líderes de 
bancada. 
Durante a concorrida cerimônia de posse dos eleitos aos poderes Executivo e Legislativo municipais, realizada no dia 1.o de janeiro, no Salão Paroquial, a escolha da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para o ano de 2013 foi dominada pelo bloco de oposição, formado pelo PDT e pelo PP, para desapontamento do PT, que desejava uma aliança com os trabalhistas que lhe garantisse a governabilidade e o isolamento do PP. No entanto, ambos os partidos foram coerentes e mantiveram a aliança que disputou as últimas eleições.

Na votação, que teve o resultado de 6 x 3 para o bloco PDT-PP, foi vencedora a chapa encabeçada pelo experiente vereador trabalhista Sebastião Jesus Dorneles de Lourenço (Bastião), veterano de quatro mandatos, que tinha como vice o persistente vereador Luiz Carlos Portela Machado, que chegou ao legislativo na quarta disputa eleitoral. A primeira secretaria será ocupada pela vereadora progressista Cledi Terezinha Caetano (Cleda), eleita na sua segunda tentativa e pelo trabalhista Carlos Ariovaldo Martins Ribeiro (Manduca), reeleito para seu segundo mandato consecutivo. A chapa de situação, encabeçada pelos novos vereadores petistas Everton Ferreira Gonçalves (Negrinho) e Manoel Augusto da Silva (Biano), ficou apenas com os três votos possíveis de sua bancada.

Marion (líder da bancada), Everton e Biano: a bancada governista do PT.
Os vereadores Everson Carvalho Portela (Gordo Portela), reeleito pelo PDT, e Jorge Milton Soares Rigon (Jorginho Rigon), reeleito pelo PP, serão os líderes das bancadas dos seus respectivos partidos. Os discursos de ambos foram significativos na sessão solene de posse dos eleitos. Jorginho Rigon fez referência à fidelidade partidária, numa clara alusão ao grupo da ex-prefeita Ione, que apoiou o PT. Gordo Portela anunciou que será parceiro do governo José Grosso naquilo que for justo e de interesse da comunidade, mas deixou bem claro que integra, junto com seu partido, o bloco de oposição formado com os colegas do PP. Foi uma forma de deixar bem claro que, apesar da boa relação com o prefeito José Rubem, construída ao longo da vereança de ambos, tem luz própria e não se prestará à vassalagem.

Comentários do Blog:
  • A oposição demonstrou claramente que, ao contrário das especulações dos últimos dias, que diziam até de um suposto acordo secreto com o governo, desde que a prefeita Ione ficasse de fora da gestão de José Rubem, está unida e em sintonia. É um recado para o Executivo não mandar para a Câmara projetos  imorais ou contrários ao interesse público porque não serão aprovados. 
  • É salutar que os poderes Executivo e Legislativo não tenham o mesmo alinhamento político-partidário. Dessa forma, com cada grupo comandando um poder, ambos se exigem mutuamente e ganha a comunidade, que não será vítima de excessos nem de um nem de outro.
  • O prefeito José Rubem, quando vereador, foi um bom fiscal do Executivo. Agora, será ele o fiscalizado, vivenciando o ambiente situacionista. É de se esperar que saiba lidar bem com as críticas que eventualmente possam surgir ao seu governo, tal como as que fazia à então prefeita Ione, antes da reconciliação de ambos.


34 comentários:

  1. pq sera q naum me inspira confianca essa gent???? tomara q esteje enganada... #todeolho

    ResponderExcluir
  2. Achei bem correto da parte dos vereadores do PDT e PP belíssima atitude de ambos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que atitude? haha

      Excluir
    2. Voce pergunta que atitude? Francamente... Esses nobres vereadores tiveram a grandeza de mostrar ao pt que esta terra tem dono!E que os verdadeiramente defensores deste povo são pessoas sérias que cumprem com a ética de seus partidos, não são traidores que por vantagens próprias não honram documentos assinados ou palavra dada. Parabéns as bancadas do PDT e do PP! Se juntos foram oposição ao pt, o povo espera que continuem honrando essa aliança. Aprovar projetos? Só os que realmente vêm em verdadeiro benefício do povo!

      Excluir
    3. Muito bem colocada a sua resposta a esse(a)sem noção que mostra não entender nada de política séria. É verdade, o povo precisa da aprovação de projetos que beneficiem o município em um todo, não benefícios só para minorias. Confiamos em vocês, nobres vereadores.

      Excluir
  3. Bah se a Cledi (que espero que desenvolva bom mandato ) bem como vereador Luis Carlos, espero que ambos, não sigam a idéia do verador Jorginho que vão se "matar" politicamente, tendo em vista, que são fortes sozinhos e eleitos pelo povo, se vcs pensarem o que fizeram no PP pra elegerem o Jorginho concentraram os votos entre eles pra ele se eleger pq votos do PP ele quase nao teve, somente de quem do PP acompanhou o Trilha que foram bem menos de quem seguiu a Ione, mas enfim, esse cara foi o motivo claro de toda essa narquia partidaria, visto que ele queria ser candidato quando lançaram a Ione mas eu espero sinceramente que a Cledi e o Luis Carlos desempenham um bom trabalho, ainda votei na Cledi e sei que ela falou muito mal da Ione querendo ou não deu oportunidade pra ela dentro da maquina publica, e acho certo ela ter lado e apoior o Trilha mas não é justo as bárbaridades que ela e seu marido falavam da Ione, como ela disse que foi um erro ela ter trabalhado com a Ione, dai a gente para e pensa, pq disso tudo, será que no fundo ela não reconhece nada! Mas o fim de quem acompanha Jorginho já sabemos né! o Trilha esta aonde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é acho vão seguir firmes e independentes, cada um acha uma coisa sobre essa confusão politica, mas o negocio é respeitar o que cada um pensa!

      Excluir
    2. Sou de acordo em respeitar a opinião de cada um, desde que essa opinião não se baseie em inverdades, como no caso do vereador Jorginho. Acho que o nobre vereador merece o respeito e a admiração não só de seus eleitores como de todo o povo itacurubiense. Jorginho foi um vereador que durante todo o seu mandato pautou-se pela ética e a verdade. Não adianta demagogos tentarem influenciar pessoas afirmando que se alguém o seguir (creio que nas idéias e comportamento) irão se matar. Os verdadeiros PP, assim como os verdadeiros PDT, não abandonaram seus partidos, não feriram a ética partidária, não envergonharam seus estatutos,não traíram, pelo contrário, honraram a palavra e a resolução dada por seus Diretórios. Portanto, vitória é poder erguer a cabeça bem alto, mostrar a cara bem limpa, e poder dizer sou honrado!

      Excluir
    3. É isso aí! Disse tudo.

      Excluir
    4. Cuidado cidadâ(o) com o que afirmas em teu comentário. Se tens provas de que a vereadora Cledi falava ou fala algo de mal da ex prefeita, apresente essas provas! Se caso essa sua afirmação for verdadeira, com certeza ela encontrava respaldo em sua pessoa para falar algo de mal da ex prefeita. Agora, me desculpe, mas acredito que és mais um (a) demagogo (a) que perdeu a mamadeira e agora está com fome, sim pois só de barriga vazia que dizem que as pessoas falam bobagens! Cuidado, hoje a internet não é mais segredo para a justiça, bem fácil e se acha os postadores de mensagens em blogs. Portanto, já penssou ter de responder na justiça por difamação, calúnia e danos morais? Pense nisso antes de postar inverdades. Em primeiro lugar, lembre-se , a vereadora Cledi é uma representante do povo, que por sua idoneidade, credibilidade e bom trabalho, foi votada e eleita.

      Excluir
    5. certo, acredito nela até pq votei nela e espero o reconhecimento, e por se tratar de varios vereadores novos, acredito fielmente que virá uma nova politica!

      Excluir
  4. pois é, por isso que esse blog as pessoas podem colocar que acham, pensam, concordem ou não, isso é o que os eleitores acham, agora saber o que realmente motivou isto ou aquilo é dificil o tempo dirá... o resultado dessa eleição 2012 foi no meu ver o ciume, que motivou entre muitos contra Prefeita e no fim deu todo esse reboliço.

    ResponderExcluir
  5. só quero ver a hora que a Prefeita retomar o PP, que clima que vai ser, pq os vereadores podem ficar contra ela, mas acho dificil pq não adianta olha que os 8 vereadores da legislatura passada foram e fizeram ela na verdade, pq ela sai mais vencedora dessa eleição que derrotada como muitos diziam quando empatou na convençao do PP e foi decidido pelo Trilha, tem muito minha gente a politica dá voltas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. duvido que ela retome o pp

      Excluir
    2. pois eu nao duvido não, quem vota agora nas eleições no partido é os filiados e dúvido que ela perda, ela só perdeu a convenção por conta que a familia do Trilha estava na executiva senão todos sabem que ela ganharia...

      Excluir
  6. que piada, experiente vereador bastião, realmente é um belissimo ator noveleiro com seus assuntos ridículos,nunca buscou nada para a comunidade, nada mesmo nem em prol dos produtor rural que ele muito julga o executivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diz isso pros eleitores dele...

      Excluir
    2. Criatura, larga de lado tua inveja e recalque, se o Bastião não prestasse pra nada não seria reeleito por 4 mandatos. E não esqueça, sempre pelo mesmo partido, o PDT! Povo não é tão bobo como pensam, mesmo durante a campanha os adversários tendo feito muita fofoca sobre o vereador, tentando desmoraliza-lo, o eleitorado dele deu a resposta, colocando o mesmo de volta ao Legislativo. Parabéns, velho guerreiro! Que nestes quatro anos mostres cada vez mais o teu excelente trabalho em prol da verdade, da solidariedade com teu povo e do desenvolvimento do município. Diga a teus opositores que "caráter, humildade e honestidade não se compram, é dom de Deus"!

      Excluir
    3. onde estao osprojetos do vereador bastiao ele so se elege comprando votos nao por serviço prstado como vereador ele que se comporte se nao vai te que chamar abrigada pra sair da camara vergonhoso.

      Excluir
    4. recalque? alguém lembra de uma dita função dos tratores da agricultura na propriedade deste mesmo vereador? e ai? caráter, honestidade. usando de modo ilegal o que é pra servi o povo?

      Excluir
    5. Pelo que se sabe, antes de ser vereador o Bastião já era pequeno agricultor, portanto, o maquinário da sec. da agricultura é para servir a todos os agricultores(principalmente os pequenos) do municipio. Cargo de vereador não tira a profissão de pequeno agricultor, pois o próprio prefeito eleito não deixou de ser pequeno agricultor só porque assumiu um cargo público e continua com os mesmos direitos de todos os outros agricultores do município.

      Excluir
    6. quem não lembra mas acho que nao deu em nada, e olha que tinha duas testemunhas que eram autoridade dua vereadoras e os proprios brigadianos e nao deu em nada, existe justiça?

      Excluir
    7. O vereador Bastião é homem de caráter, pois sempre esteve ao lado do PDT, nunca o abandonou,e mais uma ele fala as verdades do nosso município,as irregularidades no Executivo, ha mais uma coisa, buscar projetos poucos vereadores fazem isso.O que as pessoastem é inveja dele e ainda agora ser o Presidente do Legislativo e mais estar no seu 5º mandato.Oh maravilha pra mim que sou do PDT e não me vendo por nada.

      Excluir
    8. se a justiça não condenou ele não é tu que não é juiz nem nada que vai condenar né

      e as testemunhas que estavam presentes invadiram uma propriedade alheia se fosse comigo garanto que davam volta

      Excluir
  7. Bom dia... sou nascida no Itacurubi , adoro minha terra mas moro distante e fico trite em ver esses vereadores fazendo oposição em vez de se unirem para tornar essa cidade desenvolvida, aonde moro tem cidades bem menores e totalmente diferentes, pois a comunidade se une , fica aqui minha dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade a oposição é mais um modo de falar do que oposição de fato... o ex prefeito augustinho teve três anos com minoria na camara e conseguiu fazer seus projetos serem aprovados a ex prefeita ione que o substitiu tambem terminou o mandato com minoria e tambem conseguiu aprovar o que mandou pra eles... o que nao pode passar sao as coisas abusivas e imorais tipo criar cargos pra acomodar companheiros politicos ou aumentar salarios por puro casuismo... ai sim a oposicao tem que ser oposicao e mostrar que nao compactua com coisas contrarias ao interesse do povo... entao a opisicao e mais no sentido de fiscalizar e nao de ficar contra a comunidade... se nao tem oposicao a situacao nao se qualifica... é a eterna luta de contrarios mais que bem demosntrada por carl marx e a sua dialetica...

      Excluir
    2. Será que de fato aprovaram todos os projetos da ex prefeita? Acho que isso só aconteceu enquanto ela tinha a maioria no Legislativo! kkkkkkkkkk

      Excluir
    3. nao claro que todos todos nao...

      Excluir
    4. Como afirmas, és itacurubiense atualmente morando longe da "terrinha", portanto gostaria de te perguntar o seguinte:A quais projetos os nobres vereadores estão fazendo oposição? Se, mesmo longe voce sabe, então nos orientes,pois não sabemos de nenhum projeto do Executivo enviado para apreciação no Legislativo este ano, e acredito, isso se deva ao fato da Câmara de Vereadores encontrar-se em recesso, e também pelo que é de nosso conhecimento, até agora não houve convocação para reunião extraordinária. Por isso, acho que deves deixar para "apitar só depois que o trem der a partida". Entendeu?

      Excluir
  8. Bando de colonos cafonas discutindo sobre "planejamento e desenvolvimento", não sabem nem o significado disso, acham que política é simplesmente vencer eleição e ser situação ou oposição. Gente pequena, o interesse é de fofocar e denigrir as pessoas enquanto a conta de luz está atrasada. Cada um merece o povo e a cidade que tem. Meus lamentos a vocês.

    ResponderExcluir
  9. o vereador bastião deveria ser diplomado pela camara como o cidadão de tantas legislaturas,qual foi o progeto q/ ele ja fez?como ele diz os colegas leiteiros???? e qual os projetos dos outros vereiaderes q/ apresentarão até hoje!cite algum deles,com q/ o bastiao vai bater boca agora sem a mariza?

    ResponderExcluir
  10. por o bastião ficou de presidente da camara quem deixou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente conseguiu ser presidente, afinal desde que iniciou a camara de vereadores esta por lá! rsrs...

      Excluir
    2. Bah... O dia que eu ver o vereador Bastião vou dizer a ele pra mandar fazer uma reza forte a seu favor, pois os seca-pimenteiras estão imposiveis... Morrendo de inveja dele! Ashuashuashua...

      Excluir

Regras dos comentários:

1) Os comentários não refletem a opinião do Blog e são de inteira responsabilidade de seus autores.
2) O Blog reserva-se o direito de moderar comentários com conteúdo ofensivo ou que lesem direitos.
3) O anonimato é vedado pela Constituição Federal. Os comentários podem ser rastreados e o seu autor descoberto. Utilize este espaço com responsabilidade.
4) Comentários com mais de dez linhas não serão aprovados.