Páginas

quinta-feira, 21 de março de 2013

CRÍTICAS AO BLOG ITACURUBI NEWS


O comentário indignado acima foi publicado na rede social Facebook e faz alusão a este blog. Trata-se de um acadêmico do III semestre de Direito da URI - Santiago e primo do Prefeito de Itacurubi, José Rubem Loureiro Correia. Apenas esse parentesco, por si só, já justificaria tamanha exasperação.

Resolvemos compartilhar a matéria com nossos leitores para mostrar que este blog não se traumatiza com críticas negativas que se façam por conta dos conteúdos que divulgamos. 

Apesar da superficialidade, o jovem exerceu um direito legítimo de se expressar, assegurado pela Constituição do nosso País. Este blog, tal qual a administração municipal que o rapaz defende, são públicos e, por isso, sujeitos a afagos ou pedradas, conforme a percepção da sociedade a seu respeito.

Este blog se destina às pessoas que queiram lê-lo, que se interessem pelo seu conteúdo. A marca de 20 mil acessos, que estamos prestes a atingir nos próximos dias, afasta o caráter da 'miserabilidade blogueira' com que o crítico tentou nos desqualificar. Assim, quem não gostar, exerça seu direito de não frequentá-lo. 

Cumpre lembrar que em nenhum momento, nossas postagens lesam direitos de quaisquer pessoas, sob a ótica da lei. Também os comentários dos leitores, quando exagerados, são moderados para não gerar lesão a direitos. Se, a seu juízo, o leitor considerou algum conteúdo ofensivo, tem toda liberdade de procurar reparação, pelos meios legais dos quais se está inteirando nos bancos acadêmicos.

Como o futuro bacharel deve saber, vivemos em um regime plural, onde todos são livres para fazer o que bem entendem, salvo o que seja defeso em lei. 

Assim, todos os membros da sociedade podem criar um blog, podem criticar administrações públicas, podem escolher uma religião ou um time de futebol, podem votar e ser votados, enfim, o nosso sistema democrático é tão amplo que um homem tem até o direito de desmunhecar.

Não fosse a lei a proteger as liberdades individuais, poderíamos achar por bem intrometer-mo-nos na  intimidade desse cidadão que ora nos critica, sugerindo-lhe que melhorasse a sua educação, incompatível com a de um futuro advogado e com a excelência da instituição em que estuda. Também aconselharíamos que estudasse muito a Língua Portuguesa para não 'morrer pela boca' no Exame de Ordem da OAB ou não passar vexame quando as suas peças processuais virarem 'pérolas' compartilhadas nas redes sociais. Mas , sabemos que cada um é livre para seguir os caminhos que desejar e o respeito aos direitos de outrem é um imperativo dos que lutam pela inviolabilidade de seus próprios direitos. 

Por fim, disponibilizamos ao jovem acadêmico de Direito um texto selecionado, que lhe poderá ser de muita utilidade nos seus estudos:
Crítica jornalísticaA liberdade de imprensa, os seus limites e a ameaça de censura
Texto: Janaína Rosa Guimarães
A liberdade de imprensa, enquanto projeção das liberdades de comunicação e de manifestação do pensamento, reveste-se de conteúdo abrangente, por compreender, dentre outras prerrogativas relevantes que lhe são inerentes, (a) o direito de informar, (b) o direito de buscar a informação, (c) o direito de opinar e (d) o direito de criticar. - A crítica jornalística, desse modo, traduz direito impregnado de qualificação constitucional, plenamente oponível aos que exercem qualquer atividade de interesse da coletividade em geral, pois o interesse social, que legitima o direito de criticar, sobrepõe-se a eventuais suscetibilidades que possam revelar as pessoas públicas ou as figuras notórias, exercentes, ou não, de cargos oficiais.
A crítica que os meios de comunicação social dirigem às pessoas públicas, por mais dura e veemente que possa ser, deixa de sofrer, quanto ao seu concreto exercício, as limitações externas que ordinariamente resultam dos direitos de personalidade. - Não induz responsabilidade civil a publicação de matéria jornalística cujo conteúdo divulgue observações em caráter mordaz ou irônico ou, então, veicule opiniões em tom de crítica severa, dura ou, até, impiedosa, ainda mais se a pessoa a quem tais observações forem dirigidas ostentar a condição de figura pública, investida, ou não, de autoridade governamental, pois, em tal contexto, a liberdade de crítica qualifica-se como verdadeira excludente anímica, apta a afastar o intuito doloso de ofender. (da Revista Visão Jurídica)

48 comentários:

  1. bei... pobre proximo!!! se meteu no seio do laço e levou pau. que bá!

    ResponderExcluir
  2. o blog nao é dinheiro pra todo mundo gosta visita quem quer eu pra mim o blog é muitooo interessante pois tras todas as informaçoes de itacurubi e todo mundo tem direito de comentar ninguem vai saber o que as pessoas vao comentar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem certeza que traz todas as informaçoes ou so as noticias referente a prefeitura!
      NAO TEM NOTICIAS DE MAIS NADA ,ESSE BLOG SO SERVE PARA HUMILHAR AS PESSOAS.
      SO QUEM FALA MAL DOS PARENTES DO PREFEITO É AQUELE QUE QUERIA MAMAR NA PREFEITURA E O JOSE RUBENS NAO DEIXOU...............KKKKKKKKKKKKKKKKKK VAI ACHAR O QUE FAZER

      Excluir
    2. mas pelo que eu sei o bloguero trabalha dentro da prefeitura e tem um dos melhors cargo la e é concursado então não acho que ele seje um mamador recaucado como tão disendo

      Excluir
    3. humilha quem criatura quem que o blog humilho ta loco????

      Excluir
    4. Este menino esta tirando direito, mas vai ter que aprender muita coisas da vida, antes de escolher sua profissão, não tem educação é muito mimado e puxa saco, se vc Gui cala a boca pq quem diz o que quer ouve o que não quer, e vc não é exemplo pra ninguêm.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário moderado pelo blog:

      Comcerteza esse estudante se mordeu por ler alguma verdade pois qdo nao devemos apenas, lemos e damos risada e outra coisa a gente que mora em outra cidade e tem familia e amigos ai o blog é uma maneira excelente para nos manter informado ! e viva o direito de libertade meu caro futuro doutor***** com certeza vai ser criminalista e comprar um terreno perto do presidio pra fazer escritorio ( na porta da cadeia ) bom se é primo do ***** esse que esta la no executivo da pra imaginar!! kkkkk

      Excluir
  4. gostaria aqui de dar aos parabens ao dono do blog que esta informando as barbaridades que esta acontecendo em nosso municipio, a imprensa é livre e todo mundo tem direito de relatar, pois a ditadura ja caiu a anos e ainda hoje estao dando o merecido reconhecimento ha aqueles que quiseram divulgar uma materia como estas que estao sendo publicadas, entao meus parabens e continue trabalhando em prol da nossa comunidade. Ha em relaçao aos comentarios eu nao gosto de me manifestar, mas eu nao estou desmerecendo ninguem, mas sou capaz de dar os meus pitacos pois sou reconhecido aqui e fora de itacurubi pelo meu trabalho serio que realizo e gosto de ver quem esta correto nas suas decisoes.att

    ResponderExcluir
  5. Não posso acreditar que o texto criticando o blog tenha sido escrito por um estudante de direito!!! Que profissionais teremos futuramente???? O cidadão não sabe nem escrever o português...Socorro!!!!! Parabéns ao blog!!!!

    ResponderExcluir
  6. De nada adianta escrever bem e ser um mau caráter, aliás como a fama dos advogados, falam bem, escrevem bem e logram muito bem seus clientes, levam armas e drogas para os presídios. O leitor tem todo o direito de não gostar da forma irônica que seu parente foi colocado, e o blog, apesar de dizer o contrário, não me parece respeitar a apinião. "diproma não encurta as oreia de ninguém".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Comentário moderado pelo blog:

      ai eu concordo comtigo tem muito imbecil fomado * *** **** ****** ** *** ** **** **

      Excluir
  7. Lamentável mesmo, o blog é de suma importância e discussão do nosso município.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Patrick.
    Espero que o teu blog continue assim.
    Tenho muito respeito pelo teu trabalho desde que fomos colegas na Prefeitura. O que precisamos é de pessoas que não tem vergonha de ter e dar opinião, de peito aberto, sem o manto do anonimato. Aliás, nisso o futuro colega foi bravo, não teve medo de mostrar a cara com a sua opinião.
    Um abraço.
    Glauco.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário moderado pelo blog:

      ui * ***** ficou revoltad* * ***** ** **** falando em homem mas até os olhos ele pinta tem que rever teus conceitos quando for falar em homem Sr ** **** guiga hehehehehe

      Excluir
  10. Gostaria de perguntar ao futuro Advogado (ou não) o significado da palavra "midílcre", pois não a encontrei no dicionário. Agora se a intenção desse camarada foi escrever a palavra medíocre, é necessário que estude um pouco mais a Língua Portuguesa. Sem falar nos outros erros "menos gritantes" que o mesmo cometeu. Se é pra escrever tudo errado não escreva nada!!!!

    ResponderExcluir
  11. A verdade doi. O Gui... todo liberal, TODO delicado, todo frufru, bancando o pozudo... Vai ler mais, observar mais se olhar a tua pessoa mais, faça uma auto avaliaçao, nao te sita a ultima bolachinha, leia e prese mto atençao pois as postagens sao reais, o blogueiro so posta o que realmente esta acontecendo sem deichar transparecer o seu lado pessoal. Agora vc que diz ta fazendo( Direito ) deveria ter percebido que as verdades sao postadas por pessoas que nem vc que tem um pensamento e nao tem q engolir todo essa vergonha quieto, se te ofendeu foi porque o chapeu serviu, entao use. Ah! faz um favor, respeita mais as pessoas e lava a boca pra falar a palavra HOMEM.

    ResponderExcluir
  12. Cuidado, ele admira a b..... gorda...... kkkkkkkkkkk..... ele e ridiculo e nao sabia. kkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Gente que baixaria esses comentários, na verdade, a inveja é algo doentio mesmo, o Guilherme é lindo, o garoto mais lindo que Itacurubi já teve e fazer o que se todos nem aos pés dele chegam?? Cada um tem o que plantou e ele está colhendo um futuro admirável e vocês seus miseráveis são uns podres mesmo, nem cultura vocês tem !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que ta na hora de tu reve te conceito de beleza querida, se escrever como ele e tu escreves é ter cultura prefiro continua sendo uma pessoa inculta...

      Excluir
    2. ter cultura é ser assim como vc?? # oremos

      Excluir
    3. Nossa...quanta baixaria! Mas...
      Anônimo..."acho que ta na hora de tu reve te conceito de beleza querida, se escrever como ele e tu escreves é ter cultura prefiro continua sendo uma pessoa inculta..."
      Realmente...bem "inculta"...antes de falar das pessoas devemos olhar para a "nossa cola".
      Mas...Quero parabenizar o blogueiro pelo seu trabalho, muito bem feito...admiro bastante!
      O Guilherme realmente se revoltou, dá para perceber pela sua postagem...algumas palavras desnecessárias, porém, também tem direito de expressão (assim como o blogueiro falou) e com certeza não deveria ser julgado dessa forma por todos que estão falando da sua aparência, ou modo de se portar...isso é preconceito, infelizmente! Ao invés de estarem falando desse jovem pelas suas características físicas...deveriam parar pra pensar que o mesmo, apesar dos erros de português, está frequentando uma faculdade, isso significa que está a procura de conhecimentos...ao contrário de muitos que na sua idade, estão na praça usando drogas... decerto isso é LINDO para muitos.

      Excluir
  14. realmente foi um comentário infeliz em relação as news e ao blog!

    ResponderExcluir
  15. e a infaroza da citiolina desmamada das teta da prefetura apaldiu em???

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus quantas palavras desnecessárias ! O autor desse blog realmente é muito idiota, recalcado e infeliz!
    E siiiim, vocês sentem inveja do Guilherme, pois ele terá muito sucesso como advogado ou modelo e vocês continuaram nesse fim de mundo com esses conceitos vagabundos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai te catá loco! sai fora

      Excluir
    2. desnecessario foi o comentario dele sentando o pau no blog um intolerante que nao sabe conviver com a DEMOCRACIA (a não ser que seja a favor dele claro) e outra fim de mundo é o escambau e tu não é ninguém pra vim dar lição de moral nas pessoas do Itacurubi então vai te coçar numa tuna ou mostra a cara e vem chama as pessoas daqui de vagabundas que de repente alguém te coça o lombo com um bom e velho trasado de oito

      Excluir
  17. Que falta de vergolha...meu Deus ...p que esse blog...o q traz ...qual noticia...só politica...só puxando briga...nem um elogio...só falando mal das pessoas...o Guilherme...falar o q ...um menino de ouro...vcs estão c inveja...será um otimo Advogado, p tapar a boca desses q não tem o q falar...e esse dono do blog..poderia colocar algo não só de politica...nao só falar mal do prefeito...espere querido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu Deus meu Deus meu Deus mesmo acorda criatura o blogue ta noticiando as coisa s que estão acontecendo no Itacurubi quem sabe se esse prefeito começa a fazer alguma coisa boa o blogueiro nao mostra? #santapaciencia

      Excluir
    2. que coisa boa? até agora se vê entre atrapalhadas má gestão.

      Excluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Comentário moderado, por conter ofensas e palavras de baixo calão:

    Esse ***** do Patrick, antipático, nem se quer voto consegue quando se candidata, tanto é que nem de casa saí pra fazer campanha! E tantas críticas sobre o atual prefeito e seus familiares, se resumo em uma mera palavra, CIÚMES, pois sabe que jamais chegará aos pés do José Rubem, um **** **** como você ***** !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo q eu conhesso dele ele nao chega aos pé do groso mesmo pois nao é de anda se rebaxando e se umilhando pra ninguem e acho que ele foi muito home pra nao acompanha essa patota e se tem alguma cirtica aos familiares do prefeito eu devo ta cego porque nao vinenhuma

      Excluir
  20. Foi um dos melhores "tapa de luva" que eu já vi. Parabéns ao blogueiro, que continue com suas matérias plausíveis.

    ResponderExcluir
  21. é isso mesmo o dono do blog trabalha na prefeitura e não teria motivo nenhum pra querer mamar na prefeitura pois é concurssado e ganha um dos melhores salarios de itacurubi então se liguem! e o portugues desse amigo ai que estuda direito devia melhorar um pouco e talvez ele devia tentar um texto dicertativo na proxima vezz!

    ResponderExcluir
  22. Já ouviu falar em imprensa MARRON...naum .... saberia se tivesse cursado no mínimo 2 semestres de jornalismo.....Ofensas e fofocas ......Existe um leva diferença entre Crítica e difamação.....Amigo "blogueiro" siga a tua vida e naum instigue o povo ,pois tudo que desejamos e fizemos aos outros ,mais tarde pode se voltar contra nós !!!!Que deus te proteja da sua própria maldade!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC QUER DIZER PARA FICAR CALADINHO NAO MOSTRAR O QUE TA ACONTECENDO. ENTAO VC NAO SABE O QUE E NOTICIA, JORNALISMO, VERDADE. PERCEBA SE O BLOGUEIRO MENTIU ALGUMA COISA, SE NAO OCORREU O QUE FOI POSTADDO, PERCEBA QUE SAO AS PESSOAS QUE POSTAM O QUE PENSAM, ISSO SE CHAMA IMPRENSA NOTICIA, VERDADE. OU VC E DOS QUE GOSTAM QUE VARRA AS SUJEIRAS PRA BAICHO DO TAPETE.

      Excluir
  23. shuashuashuashuaasuhasuasu e ti ja ouviu falar que a coisa tá PRETA???? pois é o que deve tá acontecendo aqui no Itacurubi.

    ResponderExcluir
  24. Essa cidade nunca vai mudar mesmo heheheeheheheeh

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada Brasil. Tãnãnãnãnã.. tãn tãn.... Mas vamos devolver pros índios e pedir desculpas u.u Eu sou a primeira \o/

    ResponderExcluir
  27. FALAM TAMTO DA SAUDE MAS MINHA GENTE VCS JA VIRAM ENQUANTO QUE TEM GENTE PRECISANDO CONSULTAR NÃO CONSEGUE CARRO,TEM OUTRAS SE VALENDO DOS CARRO DA SAUDE PARA PASSEAR NA CIDADE.ONTEM SABADO FOI GENTE PRA UMA CIDADE E DOMINGO ESTAVAM LIGANDO,QUERENDO QUE VA BUSCAR POR FAVOR É SO EM YTACURUBI.....PRA PASSEAR TEM TRANSPORTE .MAS TEM OS BABACAS PRA IR BUSCAR POR ISSO QUE NUNCA TEM CARRO QUE PRESTE,DEPOIS É CULPA DA MA ADMINISTRAÇÃO,TEMOS QUE ACABAR COM ISSO É SERIO.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário editado pelo Blog:

      "MINHA GENTE VAMOS ACABAR COM O COMODISMO ENQUANTO QUE TEM GENTE QUERENDO CONSULTAR E NÃO TEM CARRO,OUTROS VÃO PASSEAR EM SÃOBORJA E DOMINGO STÃO LIGANDO PEDINDO PRA IR BUSCAR .A PETULANCIA DESTA GENTE,PRA ISTO SERVE OS TELEFONES DOS MOTORISTA,GENTE O CONTATO DA VINDA E VOLTA DOS DOENTES QUEM TEM QUE LIBERAR É A SECRETARIA DA SAUDE .POR ISSO QUE HA NIGLEGENCIA,APUROS POR FALTA DE ORGANIZAÇÃO,ANTES,AGORA E SEMPRE VAI HAVER ATE QUE NÃO ENCONTRAR UMA PESSOA QUE TENHA AMOR NA CAMISETA.OS OPORTUNISTA STÃO AI....OS MOTORISTAS PERDERAM A NOÇÃO A VERGONHA .ESTÃO DESCARADAMENTE ********* COM OS CARROS DA SAUDE.MANDEM VERIFICAR ISSO PRA VER SE É MENTIRA."

      Excluir
  29. Comentari infeliz do rapaz pois e parente e não aceita a realidade.. o governo pt e lixoe o blog so fala a verdade

    ResponderExcluir

Regras dos comentários:

1) Os comentários não refletem a opinião do Blog e são de inteira responsabilidade de seus autores.
2) O Blog reserva-se o direito de moderar comentários com conteúdo ofensivo ou que lesem direitos.
3) O anonimato é vedado pela Constituição Federal. Os comentários podem ser rastreados e o seu autor descoberto. Utilize este espaço com responsabilidade.
4) Comentários com mais de dez linhas não serão aprovados.