Páginas

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

ÁGUA PÚBLICA É IMPRÓPRIA PARA CONSUMO

A frequência com que ocorrem surtos diarreicos em Itacurubi, popularmente chamados de andaços, põe em dúvida a qualidade da água distribuída para a população, por meio da rede pública.

Nos últimos dias, outro desses andaços já acometeu quase metade da população urbana, segundo informações extra-oficiais.

A água sem tratamento é um dos meios mais eficazes de disseminação de doenças. 

Sabe-se que a cidade está cheia de poços remanescentes dos tempos de vila e que hoje, desativados, são usados como fossas pelos proprietários, o que acaba contaminando o lençol freático. 

Por medo de se queimar politicamente ou por outro motivo, até agora nenhum governo municipal tomou uma atitude para resolver esse caso de saúde pública, atacando o problema na fonte.   

Há anos, as análises da água distribuída aos itacurubienses apresentam classificação imprópria para consumo.

A última limpeza nas caixas d'água de que se tem conhecimento, ao que consta, foi realizada no ano de 2008, na gestão do Prefeito Agustinho, quando, até então, os dosadores de cloro estavam instalados, regulados e operando corretamente. 

Segundo as normas em vigor, a água distribuída para consumo humano deve, no mínimo, passar por um processo de desinfecção com adição de cloro, na quantidade de 0,2 a 2,0 mg por litro.

E também é direito dos usuários e uma obrigação do poder público o acesso a informações sobre a qualidade da água distribuída à população.   



11 comentários:

  1. beba água e delê caganeira...

    ResponderExcluir
  2. Caso confirmada as colocações postas nestes relatos....é dever do Ministério Público tomar as medidas cabíveis .....assim como entendo cabível indenizações por danos morais e materiais aos moradores, ja que consumidores face ao poder público.

    ResponderExcluir
  3. Agua contaminada com coroliforme fecal é ótimo para dar diarreia, mas é melhor tratar surtos de diarreia que tratar a agua, pois povo saudável é mais difícil de convencer...

    ResponderExcluir
  4. Muito triste isso........

    ResponderExcluir
  5. ah porra todo mundo ja tomou essa agua e ate hj n morreu!n vai se agora que vai acontece,i

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. queria ver se fosse um filho teu que morresse se tu ia ter esse pensamento mesquinho.

      Excluir
  6. VAMO PASSA PRA CORSAN, QUE TERMINA OS PROBREMA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas daí sim! Experimenta passar pra CORSAN daí tu além de beber água podre ainda vai pagar um absurdo. Pensa um pouco... Não é defender a qualidade da água do nosso município, mas se fosse o problema na água nos outros municípios não teria esses andaços com os mesmos sintomas. Vamos raciocinar melhor...

      Excluir
  7. acho que tem direito de reclama quem paga agua em dia porque diz que tem muita gente que nao paga e a prefeitura nao corta de quem nao paga ou seja quem paga paga pelos que nao pagao tambem se botarem pra corsam vai morre gente de sede porque a corsam corta de quem nao pagar.

    ResponderExcluir
  8. E pelo que se sabe tem escola do município com caixa sem tampa e não se sabe quando foi feita a última limpeza... isso é para uma educação de primeiro mundo!

    ResponderExcluir

Regras dos comentários:

1) Os comentários não refletem a opinião do Blog e são de inteira responsabilidade de seus autores.
2) O Blog reserva-se o direito de moderar comentários com conteúdo ofensivo ou que lesem direitos.
3) O anonimato é vedado pela Constituição Federal. Os comentários podem ser rastreados e o seu autor descoberto. Utilize este espaço com responsabilidade.
4) Comentários com mais de dez linhas não serão aprovados.