Páginas

quinta-feira, 3 de abril de 2014

ESCOLA-PÓLO: FECHADA HÁ UM ANO

Este blog recebeu fotos da Escola-Pólo, fechada há um ano pelo Prefeito José Grosso, supostamente por medida de economia.

Comenta-se na Dez de Abril que tal economia, se é que houve, foi muito pequena em relação ao sacrifício que as crianças passam, amontoadas na escolinha Mariúza Silva da Silva, para onde foram remanejadas, e que, na verdade, o fechamento foi um embuste para desocupar a escola e entregá-la para a instalação de uma fábrica de rapaduras e para sediar uma associação de produtores daquela localidade, criada por iniciativa do próprio prefeito, quando era vereador.




















28 comentários:

  1. pois e pessoal ai esta a nossa escola, tornando-se um criadouro de cavalos pois ate raçao tem la, deve ser cavalo do prefeito, ALGUEM pode fazer alguma coisa , eu nao sei ,,,, mas minha filha sai de casa as 5.30 da manha p ir ate uma escola sem estrutura nenhuma, sem uma arvore que seja p fazer sombra,com muitas crianças e pouco espaço fisico, enquanto a escolinha se transforma em lixo,,,,,,,, gostaria muito de saber qndo o TAL prefeito ira fazar uma reuniao com pais do interior e prestar contas dos gastos e economia feita com essa tortura que fizeram com os pequenos,,,,, peço aos pais que tomem alguma providencia vamos nos mexer

    ResponderExcluir
  2. é triste ver a escola onde a gente estudou virar ruínas,atirada ao desleixo e ao descaso ficando a espera do bico dos pica paus!!!

    ResponderExcluir
  3. Não existe economia, desistam disto, foi feito na adm da Gorda estudos sobre isto NUNCA foi viável fechar essa estrutura gigantesca, o que ela iria fazer era uma parceria com o Instituto Farroupilha e CEFET para curso para agricultura familiar ead e semi-presencial tendo em vista as reuniões em São Vicente do Sul eles não teriam como disponibilizar professores toda semana, a não ser nessas condições ead, e semi-presencial. Mas ele fechou com outros motivos, talvez seja o motivo que nem a cooperativa dos assentados que hoje não se tem mais nada, nem carro, nem caminhão nem nada a não ser reuniões e reuniões...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CEFET que nada a a Gorda que tu cita de forma saudosa prometeu uma escola Agrícola, dizendo que iria fazer parceria com Guaramano de Guarani das Missões. Porque não fez. A coitada sequer sabia que estava falando. Pura mortadela. O que ela fez ali foi um "Universidade" de político e politicagem, tanto que conseguiu eleger um prefeito tão bom quanto ela. E tenho dito muito obrigado.

      Excluir
    2. Sem comentários,. gente ignorante não se discute!

      Excluir
  4. É lamentável como um prefeito pode ser tão burro e sem noção.

    ResponderExcluir
  5. A mínima economia conseguida as custas do sofrimento das nossas crianças já se perdeu com a transferência de mais de cinquenta crianças que estudar na escola estadual, pois, isso irá ocasionar a diminuição do valor do repasse de verbas que é de acordo com o número de matrículas. Mais uma trapalhada enorme desse governo despreparado. E como a conta dos erros sempre sobra para o povo, dessa vez infelizmente sobrou para nossas crianças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse passivo dos alunos indo para a Escola do Estado, ninguém tinha observado ainda. É fato perderam tudo o que pensaram em economizar com a fuga dos alunos para a Escola do Estado, que diga-se de passagem tá dando de dez na Escola do Município.

      Excluir
    2. O tiro saiu pela culatra. E as crianças que pagam o pato!!!

      Excluir
  6. Olha Prefeito o que foi criado pelo teu partido contra o fechamento de escolas, espero que reveja e reabra a escola.
    "A presidenta Dilma Rousseff sancionou lei que dificulta o fechamento de escolas rurais, indígenas e quilombolas. A Lei 12.960, de 27 de março, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para fazer constar exigência de manifestação de órgão normativo – como os conselhos municipais de Educação - do sistema de ensino para o fechamento desse tipo de escola. A lei foi publicada na manhã desta sexta-feira,no Diário Oficial da União.

    Além de exigir que o órgão normativo opine sobre o fechamento da unidade de ensino nessas áreas, a lei também estabelece que a comunidade escolar deverá ser ouvida e a Secretaria de Educação do estado deverá justificar a necessidade de encerramento das atividades da escola.

    O projeto é de autoria do Executivo e ao justificar a proposta o então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou que nos últimos cinco anos foram fechadas mais de 13 mil escolas do campo. Segundo ele, decisões tomadas sem consulta causam transtornos à população rural que deixa de ser atendida ou passa a demandar serviços de transporte escolar".

    Em fevereiro, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra ocuparam o saguão da portaria principal do Ministério da Educação por duas horas para protestar contra o fechamento de escolas no campo.

    ResponderExcluir
  7. Aqui vai uma sugestão de abaixo assinado para nós pais começar a coletar a assinatura, cada um imprima e comece a coletar as assinaturas

    "Abaixo-assinado Manifesto contra o fechamento da Escola Municipal EUCLIDES LOUREIRO.
    Para: Nobres vereadores e Sr. Prefeito José Rubens Loureiro, Prefeito Municipal de Itacurubi
    "Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito de Itacurubi-RS.
    Os cidadãos abaixo-assinados, brasileiros, residentes no povoado de Iguariaça, Duas Palmas, Candida Vargas, Lopes e região, e adjacências, solicitam de vossa excelência a reabertura da escola Municipal Euclides Loureiro, a fim de que os moradores dessa comunidade e adjacências não sejam prejudicados com a extinção da escola, tendo em vista que os alunos saem muitos 05:30 horas da manhã e muitos retornam as 14:00 horas, além de que a referida escola é um marco de nossa comunidade, existindo a mais de 15 anos, reconhecida pela sua qualidade e referencial educacional.

    ResponderExcluir
  8. Isso é um desrespeito com o patrimonio publico. É o cumulo do relachamento desse desgoverno que aí está.

    ResponderExcluir
  9. BAHH MEU FILHO APRENDEU A LER AI! É TRISTE VER UM PREFEITO Q NASCEU E C CRIOU NESTE MESMO RINCÃO 2 PALMAS FAZER ISTO , MAS TAMBÉM NÃO C ELEGÊ NEM A PRESIDENTE DE BAIRRO MAIS ......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ce o povo não voltar a insistir na burrice. Acredito que sim.

      Excluir
  10. Bem, retificando a informação errônea a respeito da " FÁBRICA DE RAPADURA ", que segundo línguas ferinas seria instalada na escola, pode-se dizer que a Agroindústria de Derivados de Cana de Açúcar ( nome correto para este tipo de estabelecimento ), terá terreno próprio para se instalar, doado por um produtor daquela localidade, ficando sim nas proximidades mas não nas dependências e nem em terreno pertencente a escola. E já, a título de esclarecimento, o prefeito municipal nem faz parte deste grupo que integrará esta agroindústria. Serão beneficiadas com este empreendimento pelo que consta cerca de 10 famílias gerando emprego e renda as mesmas. Portanto, é bom que antes de difundirem informações erradas e maldosas e bom que se informem antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bem !!!!!! agora aproveita e explica tambem a história dos touros????

      Excluir
    2. Olha, acho que você está equivocado quanto a pessoa que postou o comentário anterior. Sou sim alguém envolvido no processo de implantação legal desta agroindústria no município, porém acho que você deve direcionar seu comentário ao órgão que compete dar estas informações. Informe-se e de repente você obterá as informações que deseja. Ok?

      Excluir
    3. JAÁ TEM MUITA AGROINDUSTRIA CHEGA DE RAPADURA, MARMELADA, E MANDIOCADA O NEGÓCIO É GENTE COMPETENTE PRA TRABALHAR

      Excluir
  11. É... economizar de um lado pra encher o bolso de outros
    e as criancinhas que se danem
    só estão pensando na política e o povo que precisa que se ajeitem
    muito triste isso.

    ResponderExcluir
  12. Seria muito interessante que as pessoas que fizeram essas fotos fotografassem também a Escola Mariúza para fazer um paralelo entre as duas e até mesmo as condições precárias em que está a dita escolinha,sem as mínimas condições (tomadas soltas pelas salas,sem pracinha de brinquedos,quadra de areia sem possibilidade de uso,biblioteca onde só cabe a bibliotecária- se não engordar -) onde deveria ser um lugar prazeroso de estudar nada mais é que um amontoamento de alunos. Mas pelo jeito,ninguém ta preocupado com isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkk Coitada da bibliotecária!!!! Mas sabe que é uma boa?????? Praticando aeróbica e ginástica com livros todo dia, prá caber nos espaços, se obriga a manter a elegância .... kkkkkkkkkkkkkkk Aliás, acho que aquilo, pelo que vi quando estive lá, não é biblioteca, mas "depósito de livros" num espaço minúsculo. Vergonhoso numa escola do porte da Mariúza. Será que as autoridades não sabem que biblioteca tem que ter espaço para o aluno???

      Excluir
    2. QUEM SABE VÃO MONTAR UMA BIBLIOTECA ITINERANTE....

      Excluir
  13. essa é a administração que o povo queria agora aguentem só gente capacitada trabalhando.KKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  14. Triste ver a escola onde fiz todo o ensino fundametal nas ruínas... o que vai ser da educação do município???? O que esperam do futuro da cidade... muitas pessoas abandonando, pois estudo esta ficando precário nessas condições... A Escola Euclides Loureiro sempre teve uma ótima estrutura física e maravilhosos professores... onde estão os professores agora??? remanejados??? para onde??? A lei assegura o mantimento das escolas rurais, e ai prefeito o que vai fazer agora??? Não estou vendo a execução do seu projeto, criado enquanto era vereador!!! Esta na hora da comunidade se manisfestar com a justiça, e não querer ver de quem é a culpa!!!!

    ResponderExcluir
  15. Faltando material na Mariúza enquanto os ratos fazem ninhos nos livros na escola Polo

    ResponderExcluir
  16. Segundo alguém do Conselho Municipal de Educação me informou, a escola Pólo foi CESSADA suas atividades por dois anos - 2013-1014 - como forma de economia, desde que fornecessem condições de funcionamento na Escola Mariúza para as crianças, com infraestrutura necessária ( e até agora não se viu nada, nem uma sala de aula a mais, prá não se falar em outras necessidades...) Resta saber agora o que será feito ao final do ano, que vence o prazo, E NADA FOI FEITO. Além disso, o município perdeu alunos para o Estado ( e não adianta falar que o Estado fez campanha prá isso por que não é verdade!!!).O próprio município perdeu os alunos e as verbas , por falta de planejamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BEM LEMBRADO PLANEJAMENTO QUE NUNCA EXISTIU E NÃO EXISTIRÁ SE NÃO TIVER PESSOAS QUALIFICADAS, COM UMA FORMAÇÃO ADEQUADA E COM ISSO NÃO ACONTECENDO O CAOS SE INSTALOU NO ITA

      Excluir
  17. Não tem muito oque explicar a respeito dos touros bastava apresentar a documentação exigida em dia.

    ResponderExcluir

Regras dos comentários:

1) Os comentários não refletem a opinião do Blog e são de inteira responsabilidade de seus autores.
2) O Blog reserva-se o direito de moderar comentários com conteúdo ofensivo ou que lesem direitos.
3) O anonimato é vedado pela Constituição Federal. Os comentários podem ser rastreados e o seu autor descoberto. Utilize este espaço com responsabilidade.
4) Comentários com mais de dez linhas não serão aprovados.