Páginas

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

ESCOLA-PÓLO PODE SER DESATIVADA



Entre as medidas de readequação das finanças municipais em estudo pela Administração Municipal está o fechamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides Loureiro, localizada no Rincão das Duas Palmas. Os alunos, que diminuem em número a cada ano letivo, seriam remanejados para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Mariúza Silva da Silva, na sede do Município. O fechamento da escola representaria uma economia relevante para os cofres municipais, principalmente pela diminuição das despesas com pessoal, já que seriam eliminados os gastos com difícil acesso e também os cargos de direção e outros, necessários ao funcionamento do educandário.

A EMEFEL começou a ser contruída na primeira gestão, com o Prefeito João Santiago Belmonte e foi inaugurada na segunda gestão, pelo Prefeito Agustinho. De início, aliviou a superlotação da Escola Estadual de Ensino Médio Vicente Goulart, que, à época, era a única escola de ensino fundamental completo do Município e absorvia uma grande quantidade de alunos de todas as regiões municipais. Com o tempo, a escola foi diminuindo a sua clientela e se tornando um "elefante branco" para as administrações municipais que se sucederam.

A decisão final é puramente administrativa e cabe ao Prefeito José Rubem. Porém, há de ter reflexos políticos, pois mexe com interesses de muita gente, tanto de professores que terão sua remuneração reduzida quanto da comunidade que tem um vínculo afetivo com a escola e não gostaria de perder uma instituição sólida no contexto social. Também há que se pensar  em que fazer com a estrutura existente. Uma solução seria doá-la à Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste Itacurubiense, a exemplo do que o Município já fez com outras escolas do interior, quando foram desativadas.

O Ex-Prefeito Agustinho fechou a Escola Municipal Florentino Dutra, no Rincão dos Boeira e enfrentou forte reação popular. Posteriormente, a escola foi reaberta pela Ex-Prefeita Ione.

10 comentários:

  1. Concordo com seu fechamento, visto que economizaria em média 200 mil reais anuais, com isso a prefeitura que hoje não tem capacidade própria de investimentos poderia investir, por exemplo, em agricultura... Visto que a educação em nosso municipio salvo engano tem mais 30% da receita para funcionamento, então, se com esse gasto todo e ainda não se pode investir em infra estrutura para melhor atender alunos e professores bem como funcionários com esse valor, poderia trazer uma nova roupagem fisica e pedagógica a educação do município, é uma opinião, e sobre o destino dela, faria como a Adm anterior da Prefeita Ione buscava, convênio com a Intituição Federal Farroupilha pólo se São Vicent e do Sul, em que não seria doado o prédio mas sim firmado uma parceria com a Instituição e junto com esta iriam capacitar professores locais para cursos diferenciados em Agropecuaria etc. Conjuntamente com professores federais, do qual ao meu ver seria a decisão mais acertada, visto que nao se pode deixar essa estrutura ociosa e vinha de encontro com o anseio da comunidade em deixar o jovem no campo qualificado e também pela economia do município basicamente agropecuária.

    ResponderExcluir
  2. Fechar a escola para "economizar" é mesmo que botar a culpa pelas más administrações do município nos professores que nunca administraram nenhum centavo público e apenas fazem o seu trabalho que é dar aula e ensinar os filhos dos itacurubienses. E a Escola Mariúza terá estrutura para suportar tantos alunos novos? Se já está trabalhando no limite é de duvidar que dará conta de tantos alunos mais. Os funcionários e os professores são CONCURSADOS, então que economia pretendem fazer se não vão poder demitir ninguém. Isso parece mais uma caça às bruxas contra quem estudou e se qualificou para ganhar mais, dentro das regras do jogo (leia-se a LEI). Enquanto a EDUCAÇÃO continuar a ser tratada como DESPESA e não como investimento, não podemos esperar muito desenvolvimento deste município já que a maior deficiência por aqui é gente com visão. Com certeza essas pessoas que estão propondo um absurdo desses nunca estiveram dentro de uma sala de aula, não conhecem o cotidiano e a realidade docente e não entendem nada de educação, pois só pensam em números e "formas de economizar". Espero que a comunidade se una e consiga evitar essa barbaridade que pretendem fazer com o fechamento da Escola Polo. Acorda Itacurubi!!!!

    ResponderExcluir
  3. Discordo parcialmente da opinião acima, partimos da idéia de que fechar ou não é uma decisão administrativa para dispor de mais recursos para investimento, concordo que as ruins ou não admistrações não conseguiram manter um padrão de investimentos em educação, mas ai que esta a questão ao meu ver, temos quadro super qualificado, mas com desoneração de salários, sendo que a prefeitura tem que pagar o minimo que é o piso do megistério, não sei se esta cumprindo a lei! Mas enfim, sou da idéia de que EDUCAÇÃO precisa de investimentos, em estrutura e também passa esse investimento no campo salarial do quadro, não a maneira a meu ver de prover mais recursos ($) a não ser integralizando a educação, obvio que terão de ter investimentos em obras nas escolas para suportar esse novo modelo, e certo que com fechamento de uma escola que opera com alto valor aluno/escola e mesmo tendo esse alto valor, não se tem tudo que poderia ter em estrutura escolar, e educação tem despesa sim, mas é uma despesa que volta para em desenvolvimento do municipal e por isto tem que se pensar no futuro, pensar na qualidade do ensino, e não tão somente em talvez não mudar um modelo defasado porque convenhamos não se tem obras e investimentos em estrutura a anos, apenas palhativos que não resolvem o problema e não por falta de vontade do administrador mas sim sem provimentos de recursos ja que como referi gasta-se mais de 30% da folha com educação, sou como ja refiri da idéia de um modelo com boa gerencia e que cada aluno e professor sintam-se bem em aprender e ensinar, e isso com certeza tera mais qualidade. É reitero é uma opinião tão somente.

    ResponderExcluir
  4. Quanto ao debate acima manifesto a seguinte opinião, que antes de se tomar uma medida não pode simplesmente analisar a questão financeira e sim a qualidade do estudo que será oferecido as crianças e adolescentes do Município, além verificar se a escola da cidade comporta este número de alunos de forma a não prejudicar o ensino.
    Quanto as velhos bordões de politicos de qualificar os jovens para que fiquem no campo isso na realidade do Itacurubi é uma hipocresia, já que os jovens que querem trabalhar tem buscado mercado de trabalho na serra gaúcha, pois não existe emprego neste município e os planos de desenvolvimento do campo não existe e os existentes são ineficientes, prova disso é o total abandono do interior tanto de jovens como de pessoas de meia idade.
    SÓ teremos melhorias quando tivermos administradores qualificados e preparados para o cargo, enquanto formos administrados pro semi-analfabetos não será implantado uma politica de desenvolvimento séria e qualificada.

    ResponderExcluir
  5. e o bar do ildo como vai ficar sem vender balas , sacolés , chicletes, salgadinhos ,bolachinhas etc... vão deixar o homen mal já q éras o braço direito do grosso ou vão dar uma teta na cidade ????

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, é lamentável se constatar que enquanto no Brasil inteiro os administradores, principalmente os bons e cultos, preocupam-se em criar mais e melhores escolas para nossas crianças e jovens, nossa administração esteja apenas preocupada em terminar ou fechar uma escola gabaritada como a Euclides Loureiro, sim, gabaritada, pois para escola de ensino fundamental da zona rural, é uma escola com ótima infra-estrutura, ótimas condições arquitetônicas, ótima área esportiva e de lazer, ótima localização paisagística, enfim, escola, que se bem administrada, seria digna de primeiro mundo. Francamente... Economizar R$ 200.000,00! Mas será que pensam que o povo itacurubiense é tão ignorante que não sabe que a maioria das verbas da educação vêm do FUNDEF, são verbas federais que pagam até os vencimentos dos motoristas da educação. Por favor, sejam mais coerentes com as promessas de campanha, ao menos na área de educação, pois povo que não dispõe de uma educação de qualidade será sempre um marionetes nas mãos de políticos sem caráter. Achem desculpa melhor para fechar escolas tá?

    ResponderExcluir
  7. Falou tudo o cara ai de cima parabéns!!!
    Já o cara ai mais de cima deixa de se preocupar com a vida dos outros tu só pode ser um fofoqueiro ou um burro para numa hora dessas ta falando em balas e chiclé pelo que seu sei do
    seu Ildo o cara é trabalhador e não depende de teta. Palhação.

    ResponderExcluir
  8. já eras!!! fizeram uma reuniao na polo hoje e convenceram os pais presentes os quais entenderam a situação e concordaram com o fechamento da escola! adeus tia chica! agora não tem mais budel que cure!!!!! quibihihihhhiiiuuhuhuu!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Bom diante de várias opiniões e se for verídico que já esta decidido pelo fechamento da escola, fato é que se ah algum tipo de economia que isso reverta as demais escolas, contando com que melhorem a infraestrutura das escolas, bem como, aparelhamento tecnológico e pedagógico das mesmas. Sendo também que o município já esta adequado pelo que soubemos ao piso nacional, então que deem as melhores condições de aprimoramento dos professores se assim desejarem e como já citei um melhor ambiente escolar aos alunos, eles são nosso futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a vai sim pode esperar que vai!!1 a escolinha mar iuza vai vira uma montoera de gente supelotada de aluno

      Excluir

Regras dos comentários:

1) Os comentários não refletem a opinião do Blog e são de inteira responsabilidade de seus autores.
2) O Blog reserva-se o direito de moderar comentários com conteúdo ofensivo ou que lesem direitos.
3) O anonimato é vedado pela Constituição Federal. Os comentários podem ser rastreados e o seu autor descoberto. Utilize este espaço com responsabilidade.
4) Comentários com mais de dez linhas não serão aprovados.