Páginas

domingo, 24 de março de 2013

SEMANA DECISIVA PARA A SAÚDE

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DECIDIR DE QUAL COORDENADORIA ITACURUBI FARÁ PARTE

Em meio à gestão polêmica da saúde municipal, cujos desdobramentos redundaram na queda do Secretário Henrique Caetano da Silva Sobrinho (Seu Henrique), será realizada, em 25/03/2013, audiência pública para definição de qual  CRS Itacurubi fará parte. As duas opções são a 12ª CRS (Santo Ângelo) ou a 4ª CRS (Santa Maria). Segundo informações, isso ficou acertado em reunião entre a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores, o Conselho Municipal de Saúde e os representantes da 12ª Coordenadoria. Como não houve entendimento, a peteca foi passada para a população. 

PREFEITURA QUER FICAR NA 12ª CRS

O governo municipal fechou questão pela permanência na 12ª CRS, de Santo Ângelo, alegando mais facilidade nos encaminhamentos aos centros de referência de alta complexidade em Ijuí, Cruz Alta e Passo Fundo. 
na 12ª CRS. Foto: Radio Missioneira
Com isso, os atendimentos de média e baixa complexidades passariam para a cidade de São Luiz Gonzaga.

POPULAÇÃO PREFERE ATENDIMENTO EM SANTIAGO

população de Itacurubi. Foto: Rafael Nemitz.
Já a população, tradicionalmente acostumada a ser atendida em Santiago nos procedimentos mais usuais (média e baixa complexidade), prefere que tais serviços continuem nessa cidade, para onde há linha regular de ônibus e é o lugar do hospital mais próximo.

CONHEÇA AS DUAS COORDENADORIAS:


12ª COORDENADORIA REGIONAL DA SAÚDE
SEDE: SANTO ÂNGELO


Mapa da 12ª CRS. Clique para ampliar. Foto: SES/RS
Fazem parte desta coordenadoria 25 municípios: Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Garruchos, Guarani das Missões, Itacurubi, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzáles, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama e Vitória das Missões.

População estimada da 12ª Coordenadoria: 237.678 pessoas

Número de Hospitais da 12ª Coordenadoria: 11

Número de Leitos SUS: 545

Especialidades: Todas

Possui UTI: Adulto, Neonatal.

Prioridades da 12ª Coordenadoria:

  • Serviço de ressonância magnética;
  • UTI pediátrica;
  • Mais leitos de UTI adulto;
  • Serviços de neurocirurgia;
  • Alta complexidade em cirurgia bariátrica;
  • Serviço de oncologia;
  • Aparelho arco C para o Hospital Santo Ângelo;
  • Ampliação dos serviços das centrais de leitos - aumentar o teto dos exames;
  • Novo bloco cirúrgico para o Hospital Santo Ângelo.



4ª COORDENADORIA REGIONAL DA SAÚDE
SEDE: SANTA MARIA

Mapa da 4ª CRS. Clique para ampliar. Foto: SES/RS
Fazem parte desta coordenadoria 31 municípios: Agudo,Cacequi, Capão do Cipó, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Jaguari, Jarí, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Seca, Santa Maria, Santiago, São Francisco de Assis, São João do Polësine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins,Toropi, Unistalda e Vila Nova do Sul.

População estimada da 4ª Coordenadoria: 559.265 pessoas

Número de Hospitais da 4ª Coordenadoria: 8 particulares e 20 que atendem SUS

Número de Leitos SUS: 1.052 leitos

Especialidades: Todas

Possui UTIs: Adulto, Neonatal e Pediátrica

Prioridades da 4ª Coordenadoria:
  • O hospital Casa de Saúde possui dois andares desativados, necessitando de aporte financeiro para melhoria da infra-estrutura; o serviço de imagem é deficiente e necessita de um aparelho de tomografia.
  • Alta complexidade em Neurologia – Neurocirurgia;
  • Necessidade de leitos e de comunidades terapêuticas para tratamento da dependência química.


UMA CURIOSIDADE

Uma a das justificativas do atual governo municipal para defender a permanência na 12ª CRS é a facilidade de encaminhamento para as cidades de Ijuí, Cruz Alta e Passo Fundo, referências de alta complexidade. Porém, em consulta ao site da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), percebe-se que tais cidades são sedes de coodenadorias próprias e não fazem parte da 12ª CRS.

Lista das Coordenadorias Regionais
de Saúde do RS. Fonte: SES/RS
Aqui, torna-se frágil o argumento de que é necessário optar pela 12ª CRS para continuar tendo atendimento em tais cidades.


TABELA DE DISTÂNCIAS - CAMINHO MAIS CURTO POR RODOVIA ASFALTADA 
  • Itacurubi - Santo Ângelo: 178 km
  • Itacurubi - São Luiz Gonzaga: 100 km
  • Itacurubi - Ijuí: 206 km
  • Itacurubi - Cruz Alta: 246 km
  • Itacurubi - Passo Fundo: 379 km
  • Itacurubi - Santa Maria: 221 km
  • Itacurubi - Santiago: 70 km

Se considerarmos as cidades de alta complexidade, Santa Maria, Ijuí e Cruz Alta tem distâncias parecidas. Passo fundo fica bem mais longe. 

Nas cidades de média e baixa complexidade, Santiago está bem mais perto de Itacurubi do que São Luiz Gonzaga. A diferença chega a 30%.

COMENTÁRIOS DO BLOG:
  • A vantagem maior em permanecer na 12ª CRS, em nossa opinião, é a distância da Coordenadoria. Com isso o Município economiza em gasolina nos frequentes deslocamentos necessários à sede regional, para tratar de assuntos burocráticos.
  • Para os usuários, o melhor seria ficar na 4ª CRS para ser atendido em Santiago, em média e baixa complexidades, e emergências, que são a maioria absoluta dos procedimentos da saúde. Capão do Cipó e Unistalda têm bons índices de qualidade na saúde e pertencem à 4ª CRS.
  • Não há linhas de ônibus regulares para São Luiz Gonzaga, o que dificulta o deslocamento de familiares. Sem contar que, com o asfalto novo da RST 541, o percurso de 70 km será vencido em pouquíssimo tempo.
  • Comparando o nível dos dois hospitais, Santiago ganha com folga.
  •  Embora a população na 4ª seja maior (quase o dobro) que na 12ª CRS, os leitos do SUS e  hospitais estão na mesma proporção.
  • Nada mais justo que a própria comunidade decida para qual região quer pertencer, desde que lhe sejam dados todos os esclarecimentos necessários.
Leia mais: a divisão das coordenadorias regionais da saúde foi realizada em 2001 e itacurubi pertencia, originalmente, à 10ª CRS (Alegrete), sendo remanejado para a 12ª CRS (Santo Ângelo) no segundo governo Agustinho (2005-2008). Clique aqui para ver o decreto estadual. 


ATENÇÃO: 

A AUDIÊNCIA PÚBLICA SERÁ REALIZADA EM 25/03/2013, SEGUNDA-FEIRA, A PARTIR DAS 09 HORAS, NO CTG ILHAPA DO RIO GRANDE.

12 comentários:

  1. #santiagoooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Santiago sim! sempre foi e vai ser melhor para todos, por favor nós queriamos mudança no governo, mas não podemos ser manipulados, o povo tem que ser respeitado, e nós votamos e temos o direito de opinar e conciente, não só pq votamos vamos dizer amém pra tudo.

    ResponderExcluir
  3. tudo culpa do véio henrique....

    ResponderExcluir
  4. Também prefiro Santiago, mas sabe que não acho que é culpa do Seu Henrique e sim interesses de outros...
    Então vamos fazer nossa parte, daqui a pouco acho que as 9 h terá audiência, vamos comparecer e deixar registrado nossa vontade.

    ResponderExcluir
  5. E ATE QUE HORAS ESSA VOTAÇAO. SERA MAIS UMA RAPIDINHA DO GOVERNO, UM FLASH.

    ResponderExcluir
  6. Eu TELES MEDEIROS melhor do que ninguém sei bem como funciona os dois sistemas tanto do da 12 CRS como o da 4 CRS, e te digo que a 4 CRS que é Santa Maria e região ta bem dificil de trabalhar, eles não nos dão assistencia (orientações) sobre nada simplesmente dizem que vc tem que fazer e que a gente se vire... e mais não existe encaminhamentos para traumato por aqui, o município tem que pagar, nossos pacientes com cancer estão na fila a mais de 90 dias esperando para fazer cirurgia ou para iniciar quimio e radio, para um municipio com 12 mil habitantes temos direito a apenas 1 ressonancia por ano e apenas 8 tomografias ano, raio x não tem na rede tbm, isto entre outros problemas que encontrei para trabalhar por aqui.... Sei bem da distancia que existe para ir para a São Luiz ou a Santo Angelo, mas realmente presenciei as duas realidades e eu escolheria ainda a 12 CRS, esta é apenas minha opinião.

    ResponderExcluir
  7. Caro blogueiro sera que não tem como colocar uma "janela" dentro do layout do para que possamos sugerir pautas, comentar eventuais propostas de debates, denunciar para que possas averiguar acontecimentos, é uma sugestão!

    ResponderExcluir
  8. é muita burrice desta gente, nós com o asfalto praticamente pronto me fazem convenio com Santo Ângelo é demais isto...
    e o q a enfermeira Teles disse ñ é bem isso... o hospital de Santiago esta de primeira pelo o q era antes...os quartos do SUS estão muito melhor do q era antes... eu só qro ver se os carros da saúde iram aguentar as buraqueiras para São Luiz, Santo Ângelo, São Borja...

    ResponderExcluir
  9. Povo de Itacurubi fiquem alerta sobre sua secretaria da saúde e seu vice PREF. Como eles vão levar a saúde do município daqui em diante, como eles trocaram Santiago por São Luiz, pois só o povo que esta sendo prejudicado pelas alterações ocorridas na saúde.
    -PARA QUE VAI SER vir o asfalto que foi feito, se uma das razoes era para ajudar a saúde.
    OBS:
    A secretaria da saúde e seu vice PREF, poderão se beneficiando de forma pessoal da troca ocorrida.

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus só quero ver, sendo que agora que temos asfalto vai ir pra longe, imaginem ir pra São borja? 95km de estrada de chao, e São Luis Gonzaga também NÃO TEM UTI e dai tem que ir pra Santo Angêlo quantos Km são? E mais como município faz parte da regiao de Santa Maria (definição pelo Estado)sendo assim, mesmo que o municipio firme convênio com São Luis não poderá prestar atendimento e em sendo assim não poderá mais usar o hosp de Santiago porque finda o convênio em final de Abril e ficaremos como? Mas a maioria na audiência pública decidiu por São luis na promessa de que o governo municipal ira tentar trocar no Estado de rigiao que como falei hoje faz parte de santa maria para são luis e até lá como ficará? e se demorar? saúde não espera né! Só Deus

    ResponderExcluir

Regras dos comentários:

1) Os comentários não refletem a opinião do Blog e são de inteira responsabilidade de seus autores.
2) O Blog reserva-se o direito de moderar comentários com conteúdo ofensivo ou que lesem direitos.
3) O anonimato é vedado pela Constituição Federal. Os comentários podem ser rastreados e o seu autor descoberto. Utilize este espaço com responsabilidade.
4) Comentários com mais de dez linhas não serão aprovados.