Páginas

sexta-feira, 22 de março de 2013

O BARATO QUE SAIU CARO

PROBLEMA COM PNEUS NOVOS ATRASA RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS

Há poucos dias, a Prefeitura recebeu um lote de pneus novos com que reequipou sua frota e deu início à recuperação das estradas municipais. Porém, nem bem o serviço começou e teve que ser interrompido porque a patrola CAT 140K teve três de seus novos pneus danificados (um estourado e dois cortados).

Com isso, a conclusão dos trabalhos vai atrasar. E as estradas, a cada dia ficam mais precárias, conforme se verifica ao dar uma volta pelo Município.

Estrada para o rincão dos Correia (via Estádio). Malha 
rodoviária municipal está precária. 
Em entrevista a uma rádio, o Prefeito lamentou o ocorrido e justificou que as compras públicas devem obedecer à legislação específica e que, num processo licitatório devem ser adquiridos os itens de menor custo e que, às vezes os produtos entregues são de baixa qualidade.

Mas fontes conhecedoras da área informaram que é possível que, em vez de serem de baixa qualidade, os pneus adquiridos poderiam ser inadequados à máquina, fora dos padrões recomendados pelo fabricante. Em vez de pneus largos, teriam sido adquiridos pneus estreitos e que isso realmente teria sido o motivo de três pneus se inutilizarem com apenas um dia de trabalho.

Patrola com seus pneus originais, largos. Os novos, estreitos
não resistiram.   
A qualidade na Lei de Licitações

o equívoco de comprar pelo menor preço, sem garantir a qualidade

Reiteradamente se tem propalado que a Lei de Licitações obriga a Administração a comprar produtos de baixa qualidade, face ter estabelecido a regra geral da aquisição pelo menor preço. Esse equívoco tem por causa três diferentes fatores, quais sejam a ausência de treinamento, o equívoco de que comprar pelo menor preço obriga a aceitar qualquer produto e a errada compreensão de decisões dos órgãos do controle.
Percebe-se, entretanto, que em estudo mais aprofundado da precitada Legislação, verifica-se inclusive a possibilidade jurídica da indicação e exclusão de marcas, exigência de amostras de produtos, indicação de características definidoras de qualidade do produto, dentre outros recursos que permitem que a Lei de Licitações, seja cumprida e ainda que o processo licitatório seja realizado com qualidade. (do site Jus Navigandi)


Leia mais:

NOTA DO EDITOR:

No dia de hoje, domingo, 24/03/2013, cruzamos pela patrola CAT 140K, que estava fazendo a recuperação da estrada do Pessegueiro (foto abaixo). Observa-se que a máquina está com três pneus novos e com três pneus antigos (os originais, que foram reinstalados). Os pneus novos não são estreitos, conforme informara nossa fonte. Embora seja evidente a diferença em relação aos pneus originais, denota-se (uma opinião leiga) que, quiçá, não sejam inadequados à máquina. Nesse caso, o fator determinante para tão rápida inutilização de três pneus novos poderia mesmo ser a má qualidade das peças adquiridas.
Estrada do Pessegueiro está sendo recupareda pela SMOTU.

11 comentários:

  1. A entrevista do prefeito é a desculpa (dos incompetentes).

    ResponderExcluir
  2. Claro que não houve intenção do prefeito, ALGUÉM deu as características dos pneus ao setor de compra e este informou a comissão de licitação que adquiriu o que foi pedido.

    ResponderExcluir
  3. Querendo ou não a responsabilidade é do prefeito! Não adianta falar que não sabia. É obrigação dele acompanhar e saber o que os seus subordinados estão fazendo, afinal quem vai responder ao TCE pelo trabalho de todos que fazem parte da administração É ELE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E absurdo o desmando com a máquina publica, como o vereador Sebastião dizia que o governo da prefeita Ione era um desgoverno e agora? Haha

      Excluir
    2. Com certeza o vereador Sebastião deve estar dizendo a mesma coisa dessa administração que está aí, pois antes mesmo da ex prefeita com seu apoio conseguir colocar o cara na prefeitura, o vereador Bastião já dizia que quem votasse no candidato dela estaria votando na continuação do desgoverno dela. E daí, ele tinha ou não razão?

      Excluir
    3. se ele Prefeito atual tivesse seguido o governo dela não estariam quase que a população inteira nesse "berredo" porque convenhamos, até hoje esse governo atual superou todas as piores aberrações administrativas que já houve!

      Excluir
  4. mentiroso certo que tem que observar valores mas no escopo do edital e só eapecificar o que querem por exemplo num pneu quantas lonas tem que ter, e coors da qualidade que desejar, nem sempre ocorrendo especificacao correta o mais barato será o pior, te liga ninguém e alienado....

    ResponderExcluir
  5. é verdadade que o gordo dono deste bloque foi pedir uma fg para o prefeito, caso o prefeito desse ele parava de escrever contra a prefeitura, disque o prefeito mandou ele catar chuchu, vai trabalhar gordo, tu não faz nada só fica fazendo lambança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAS QUE INVEJA QUE VC TEM DO GOORDO, QUANDO A GENTE AGE DESSA FORMA E SIMPLESMENTE INVEJA E VC QUERIA CHEGAR OU TER CAPACIDADE O SUFICIENTE OU A ALTURA DA DELE, CIUMES. OU VC GOSTA DE POR A VERDADE EM BAICHO DPO TAPETE? VOCÊ NÃO PODE SE SENTIR TÃO INCAPAZ QUE TENHA QUE SENTIR CIUMES DELE, VC TEM UM POTENCIAL, OLHE PRA DENTYRO DE VC E VEJA SUAS ATITUDES, A INVEJA MATA.

      Excluir
    2. mas dexa de se bocó!! desde antes da s eleiçoes eles nao se fala mais

      Excluir
    3. o gordo dono do blogue ta onde muita gente gostaria de estar concursado e ganahndo bem sem precisa se mata fazendo campanha pra elege os otros pra ve se depois sobra uma tetinha pra mama na mamae prefa deve se isso que dexa tanta gente doida com ele duvido que ele teje pedindo bixiga pro prefeito em troca de fg

      Excluir

Regras dos comentários:

1) Os comentários não refletem a opinião do Blog e são de inteira responsabilidade de seus autores.
2) O Blog reserva-se o direito de moderar comentários com conteúdo ofensivo ou que lesem direitos.
3) O anonimato é vedado pela Constituição Federal. Os comentários podem ser rastreados e o seu autor descoberto. Utilize este espaço com responsabilidade.
4) Comentários com mais de dez linhas não serão aprovados.